Sugestões a não perder | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

Rubrica Sugestões a não perder, Blog Gazeta das Artes - Abril de 2021 - Alexandra Gomes

Hoje inaugura-se uma nova rubrica no blog “Gazeta das Artes”, dedicada a sugestões de iniciativas e eventos em que poderá participar e/ou assistir online e offline. É assim, com muito gosto, que vos apresento esta primeira sugestão no âmbito da rubrica Sugestões a não perder…, aproveitando para celebrar convosco os nossos Monumentos e Sítios.

Esta sugestão não vai no sentido de acompanhar um evento só, mas sim de celebrar esta efeméride com um conjunto de iniciativas culturais variadas, tendo em mente o significado, importância e sentido de assinalarmos esta data de 18 de Abril todos os anos.


Não perca…


18 de Abril – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios já se celebra há cerca de 39 anos. Foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e aprovado pela UNESCO em 1983. Desde então, todos os anos, um tema diferente é proposto para assinalar esta efeméride em todo o mundo.

O objetivo desta celebração é, desde início, sensibilizar os cidadãos dos vários países aderentes (como Portugal), para a diversidade e vulnerabilidade do património, chamando a atenção para a necessidade da sua protecção e valorização. Por outro lado, a ideia da criação deste dia é assente na crença de que “celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo” (fonte: DGPC).

Este dia em Portugal normalmente é promovido pela Direção-geral do Património Cultural em colaboração com  o ICOMOS Portugal.

“Passados Complexos: Futuros Diversos” – O tema de 2021

Neste ano de 2021, a nível internacional, o tema proposto para celebrar este dia foi “Passados Complexos: Futuros Diversos,” uma forma de assinalar as fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos, postas a nú pela pandemia, e chamar a atenção para a necessidade urgente de refletir sobre o passado e projetar um futuro que se quer mais solidário e inclusivo a todos os níveis, incluindo no âmbito do Património Cultural.

Os promotores pretendem que o público e participantes desta celebração em 2021 explorem “a ideia de reconciliação – mas também de contestação e discussão – e o desejo de construir um futuro mais justo, mais participado e mais variado, destacando o papel fundamental do património enquanto factor de identidade e agregação de grupos e de comunidades, nas relações entre culturas e na responsabilização colectiva para a protecção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum” (fonte: DGPC).

Desta forma, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021 é uma “oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser factor de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e colecções” (fonte: DGPC).

O Dia Mundial dos Monumentos e Sítios é uma celebração promovida pela Direção-Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal.

Sugestões a não perder

A riqueza e diversidade de iniciativas no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021 mostra eventos em todo o país, os quais, devido ao momento que se atravessa, não se limitam só ao dia 18 de Abril, mas serão realizados ao longo de todo o mês, tanto online como offline, com a promessa de que todas as regras de segurança e saúde pública serão sempre cumpridas.

O programa oficial está em constante atualização e pode ser consultado aqui.


Informação Adicional

Página Oficial – Programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Blog Gazeta das Artes

Rubrica “Sugestões a não perder” – Blog Gazeta das Artes


4 1 vote
Article Rating
Subscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments