Petição pede criação de Passaporte Europeu para Músicos após o Bexit

You are currently viewing Petição pede criação de Passaporte Europeu para Músicos após o Bexit

Perante a incerteza do que acontecerá aos profissionais das indústrias criativas após a saída definitiva do Reino Unido da União Europeia no final de 2020, o Musicians’ Union, sindicado dos músicos no Reino Unido, lançou uma petição para criar um passaporte europeu para músicos e bandas que realizem tours na Europa.

O passaporte deverá ter a validade de pelo menos dois anos, cobrir a circulação dos músicos e suas equipas técnicas em todos os Estados Europeus e ser gratuito ou com um custo reduzido. A ideia é que os profissionais da música vejam facilitadas as eventuais burocracias necessárias para a sua circulação profissional e organização de tournées na Europa.

Perante as necessidades de mobilidade específicas destes profissionais, este Sindicato britânico sustenta que já é difícil e dispendioso organizar tournées para locais como, por exemplo, os Estados Unidos, devido à exigência de vistos e carnets para que os músicos possam realizar esta parte essencial do seu trabalho. Se o mesmo passa a ser exigido no espaço europeu, a mobilidade artística ficará muito penalizada num futuro próximo.

O desafio será maior sobretudo para os músicos a operar a partir do Reino Unido, que poderão ficar isolados do resto da Europa após o Brexit, mas poderá afetar também outros músicos que pretendam deslocar-se para trabalhos e atividades artísticas no Reino Unido.

Assim, a petição tem por objetivo pressionar as autoridades a clarificar o que sucederá nesta área e a criar novos mecanismos, como o sugerido Passaporte dos Músicos, para permitir e facilitar a circulação de músicos (e respetivas equipas técnicas) dentro do espaço europeu.

Os interessados poderão consultar a petição aqui.

3 1 vote
Article Rating
Subscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments